O pêndulo

Objetivo:
Estabelecer um clima de confiança e segurança entre as pessoas. É mais apropriado para gruposque já estão convivendo há algum tempo, onde já existe um certo grau de afinidade e empatia.

Como Fazer:
1. Pedir que as pessoas caminhem, devagar, passando umas pelas outras, olhando-se.

2. Formar subgrupos de três participantes.

3. Dois devem ficar em pé, frente a frente e o terceiro ficará entre os dois (de frente para um e decostas para o outro).

4. O do meio deve ficar bem ereto, pernas juntas, braços esticados e colados às pernas.

5. Os outros dois devem se posicionar com uma das pernas um pouco atrás, bem firmes, e as mãos espalmadas, em posição de apoio.

6. O do meio deve, de olhos fechados (preferencialmente), jogar o corpo inteiro - não flexionar apenas da cintura para cima, é o corpo inteiro mesmo! - para frente e para trás, formando um pêndulo.

7. Depois de alguns minutos, revezar, até que os três tenham participado do exercício.

Variação da Dinâmica:
Os mesmos procedimentos podem ser aplicados para subgrupos maiores (entre cinco e sete participantes). Desse modo, a pessoa que estiver no centro deve pender para todos os lados, suavemente.

Conclusão:
- Como foi estar no meio?- Você teve medo?- Confiou plenamente?- Acreditou que poderia cair?- O riso (se tiver acontecido) dos que estavam segurando lhe deixou inseguro?- Teve dificuldade de se entregar totalmente? Por quê?

Quer comentar?

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...